O porte altivo e imponente dos cavalos são fonte de grande inspiração para o trabalho de diversas profissões. Os músculos definidos, a elegância nos saltos e a velocidade são atrativos que acabam sendo retratados em verdadeiras obras de arte. O trabalho de capturar a essência dessa espécie é fonte de pesquisa de diversos artistas nacionais e internacionais, desde pintores, escultores até escritores.

Para aguçar a sua curiosidade e te ajudar a escolher a decoração para sua casa, selecionamos 8 gênios das artes equestres que você precisa conhecer:

Vagner Aniceto

Arte equestre por Vagner Aniceto

As pinturas do carioca Vagner Aniceto retratam os esportes praticados em comunhão entre seres humanos e cavalos. Toda a potência, equilíbrio e orgulho são ilustrados ou na figura de Dom Quixote ou em disputas de salto, turfe e polo. O artista reside em São Paulo e, além da coleção equestre, conta mais de outras seis que já participaram de mais de 35 exposições em salões de arte.

C. Tanner Jensen

Arte equestre por C. Tanner Jensen

A primeira vez que Tanner se lembra de ter desenhado um cavalo foi aos 3 anos. Ela costumava passar horas entretida com um maço de papel e giz de cera. Muitos cavalos surgiram desse hábito. Atualmente é uma grande referência com obras que trabalham bem o relevo e as texturas. Sua inspiração sempre surge da paixão, mas nem sempre sua, muitas das suas pinturas e desenhos surgiram depois de ler livros, poemas ou presenciar o amor de um homem por seu cavalo.

Doreen Mahlstedt

Arte equestre por Doreen Mahlstedt

Uma artista completamente singular. O seu trabalho é voltado para a moldagem do vidro quente, misturas de cores e formas geométricas. Como uma forma de enxergar a graça e elegância dos cavalos, Tanner busca imprimir a personalidade do cavalo retratado através de padrões criados com peças de vitrais tingidos.

Laurie Justus Pace

Arte equestre por Laurie Justus Pace

Laurie pode dizer que já viveu diversas carreiras em sua vida: de modelo à designer gráfica, de professora à cantora. Mas aquela que arrematou seu coração foi a arte de pintar. Com cores fortes e toques emocionantes, os seus quadros retratam cavalos em movimentos, como se cada obra fosse uma jornada para novas descobertas.

Suetônio Medeiros

Arte equestre por Suetônio Medeiros

Autodidata, Suetônio passou a juventude em Maceió estudando os preceitos renascentistas, pelos quais muito se identificou. Dessa forma, desenvolveu um estilo próprio e único, usado tanto para pinturas, desenhos e esculturas. Dentre os seus temas favoritos está o universo equestre.

Zê Vasconcellos

Arte equestre por Zê Vasconcellos

Cavalos, sustentabilidade e arte. O trabalho de Zê Vasconcellos une a anatomia do cavalo com metais reciclados e gera esculturas imponentes. Depois de uma temporada na Europa, Zê agracia salões brasileiros de arte com suas esculturas.

Lawriston Ponte

Arte equestre por Lawriston Ponte

A arte de Lawriston Ponte, pintor cearense que vive em Curitiba, é uma descrição minuciosa dos traços refinados de diversas raças equinas. Seus quadros revelam um estudo aprimorado dos detalhes físicos deste animal, combinado com cores vibrantes que transmitem a emoção de se viver rodeado pela espécie.

Laura Gironda

Arte equestre por Laura Gironda

A paixão por cavalos surgiu aos 11 anos, a habilidade artística veio logo em seguida. Mesmo com esses sinais, Laura seguiu os caminhos da Comunicação e Psicologia. Foi com o nascimento da sua filha e o início das aulas de montaria, que Laura reviveu esses dois amores, lançando uma linha de souvenires com referências equestres.

Você tem outro artista favorito? Compartilhe conosco através dos comentários.

Se você gostou desse texto, pode gostar também de: De peão à cavaleiro