Alguns já começam o dia, em jejum mesmo, tomando um chimarrão fresquinho logo pela manhã. À tarde, é comum se reunir com a família e os vizinhos em uma roda, para descansar e colocar o papo em dia. De mão em mão, a cuia vai sendo passada pelos integrantes da roda e é por isso que essa bebida precisa ser preparada com capricho, para que todos possam apreciar a delícia que é o chimarrão.

Uma das maiores tradições sulistas, o chimarrão é uma bebida apreciada por crianças e adultos. Fácil de preparar, exige cuia e bomba adequadas, pois elas irão oferecer um chimarrão na temperatura e gosto ideais.

Hoje a Selaria Dias traz algumas dicas para você não errar na escolha da sua cuia e bomba, lembrando também que você precisa investir em uma excelente erva-mate ;)

A cuia

Conforto

Primeiramente pense no quão confortável essa cuia precisa ficar nas suas mãos. Analise sua “pegada”, pois se você achar que ela não se ajusta bem ou que o material que foi confeccionada não dá firmeza na mão, escolha outra. A cuia tem que ser simples de segurar, mas precisa se manter firme, sem riscos de escorregar ou cair.

Material

Analise a espessura do casco da cuia que você deseja comprar. Se muito grossa, irá absorver muita água e poderá mudar o gosto do chimarrão. O ideal é que seja de média para fina.

Tamanho

Há cuias de diversos tamanhos, pequenas, médias e grandes. Verifique o tamanho da embocadura e o espaço que ela tem na parte debaixo, para acomodar uma quantidade boa de erva-mate.

A bomba

Material

O mais indicado é a de inox, por ser um material mais higiênico e fácil de limpar. Durável, é um item confeccionado em diversas formas, com enfeites e até detalhes de ouro, prata e pedras incrustadas.

Camisinha de Chimarrão

Se você achar necessário, a camisinha é um acessório que ajudará a bomba não entupir. Confeccionada em um tecido que deixa a água passar, mas que barra a entrada da erva, a camisinha é um tipo de saquinho que pode ser facilmente amarrado na bomba.

Cuidados

  • Depois de tomar o chimarrão, nunca deixe de um dia para o outro a bomba dentro da cuia;
  • Não use a bomba para limpar a cuia, prefira uma colher para raspar toda a erva usada e jogá-la fora;
  • Após ser utilizada, lave a bomba em água corrente, de cabeça para baixo, para que toda a água escorra e ela fique bem limpinha por dentro.

E se você não conhece o Tereré, outra bebida à base de erva-mate, conheça as diferenças entre o tereré e o chimarrão, uma bebida refrescante, ideal para ser tomada nos dias mais quentes e que exige um preparo e uma cuia especial.

 

Posts Relacionados