Além de ser um grande prazer, cuidar da saúde e aparência de cavalos é uma tarefa que necessita de muito carinho, atenção e capricho. Um animal bem cuidado possui uma aparência saudável, além de toda a beleza que lhes é de natureza.

O glamour de uma crina de cavalo

Muitos criadores e pessoas que possuem cavalos em suas fazendas desejam que a crina dos animais deles cresça mais rápido, não caia tanto, tenho menos aspecto de fios arrebentados, etc. A pergunta é: como fazer essa crina se fortalecer, crescer e manter-se saudável? Confira nossas dicas:

Deixe a natureza trabalhar

Isso é o melhor que você pode fazer pelos seus animais. Como a crina é uma característica natural do cavalo, seu crescimento e fortalecimento também se dá assim. Você pode até cuidar, lavando e escovando eventualmente, porém a força, grossura e quantidade irá depender do próprio organismo do cavalo ou da égua.

Atenção!

É claro que você poderá dar uma mãozinha, cuidando por exemplo do tipo das cercas dos ambientes em que esses animais ficam. Cerca de arame farpado? Dê uma olhadinha na quantidade de fios que ficam enroscados por lá. Os cavalos se enroscam nos nós dos arames e isso faz com que os fios arrebentem.

Cavalos que se coçam muito, além de estarem com algum problema de saúde, também podem apresentar quedas nos fios da crina.

Crinas de cavalos mais bonitas e mais fortes

 

Cuidados diários com a crina

Diferente do nosso cabelo que precisa ser penteado diariamente, os cavalos não têm essa necessidade. No caso deles, quanto mais você pentear, principalmente com as populares escovas amarelas, mais fios irão cair. O segredo é não perder fios! Até que um novo fio cresça e alcance o tamanho normal da crina, demorará muito tempo e, quanto mais cair, mas a crina ficará rala.

Quando for lavar, aplique normalmente shampoo, condicionador e deixe secar sozinho, depois desembarace delicadamente com seus dedos, assim não irá arrebentar os fios. Escove o mínimo possível com pentes e escovas.

Cuidados diários com a crina do cavalo

 

Charme e beleza

As tranças sempre são bem-vindas, seja na cauda ou na crina. Trançar os fios é uma alternativa para que eles não enrosquem e embaracem. Outra dica é a tosa, que pode ser feita com uma tesoura, assim a crina não cai e o procedimento é apenas cortar sempre que necessário.

Exemplo de chame e beleza das crinas de cavalos

Exemplo de chame e beleza das crinas de cavalos

Em apresentações hípicas ou competições em rodeios, os cavalos impressionam pela beleza que são apresentados, ou seja, invista em um bom banho e cuidado da crina para que ele surpreenda os espectadores e jurados.

De qualquer forma sabemos da inteligência desses animais e assim como nós, eles sentem-se bem quando tomam banho e recebem cuidados apropriados. Cuide dos seus cavalos e éguas, sua saúde e aparência estética, pois só assim terá animais felizes e dispostos a trabalhar ou competir.