Seja por esporte ou estilo de vida, a cavalgada conquista cada vez mais fãs, inclusive as crianças, que seguem os passos dos pais. Estar em contato com os animais e a natureza é algo que para muitos se tornou distante, mas que nas pequenas cidades ainda é um costume muito presente, uma tradição.

Se você, assim como nós, é um apaixonado por cavalos e deseja começar a cavalgar, precisa saber o que é necessário para garantir não só a sua segurança e conforto, mas também a do animal que será montado.

 

Confira os equipamentos necessários para que a sua cavalgada seja uma aventura prazerosa e inesquecível:

Manta

Esse acessório fica sob a sela, para que essa não fique em contato direto e possa vir a machucar a pele do animal. As mantas também amortecem o impacto do cavaleiro sob o cavalo, de maneira que precisam ser produzidas com materiais extremamente macios e confortáveis. Os pelegos confeccionados em lã natural são os mais indicados

Sela

Escolher a sela adequada é garantir que sua cavalgada será confortável e que o cavalo também terá um desempenho tranquilo. Esse equipamento é um dos principais itens de montaria, pois vai no dorso do cavalo e precisa ser escolhido de acordo com o porte físico dele. É a sela que proporcionará a firmeza e o seu equilíbrio em cima do animal. 

Barrigueira

Ela é responsável por manter a sela presa ao cavalo, passa pela barriga do animal e faz o ajuste necessário para que a sela não fique frouxa ou apertada. 

Arreamento

Para que o cavalo entenda seus comandos, é necessário que ele seja arreado da maneira correta e mais confortável possível. Cavalos são animais que embora pareçam fortes, possuem pele muito sensível, então é imprescindível que os equipamentos sejam de qualidade e que a escolha se dê pelo conforto e proteção do animal. A ideia é evitar ferimentos e qualquer incômodo que ele possa sentir durante a cavalgada. Vale ressaltar que um cavalo arreado de maneira inadequada pode se tornar agressivo.

  • Cabresto: item ideal para a condução do animal. Ele fica amarrado à cabeça do cavalo e deixa um longo cabo para que o cavaleiro possa puxá-lo e amarrá-lo onde quiser.
  • Cabeçada: elas servem para segurar o freio, além das rédeas, necessárias para o cavaleiro conduzir o animal.
  • Freios: esses equipamentos são inseridos na boca do animal e ficam presos às rédeas, facilitando assim a guia pelo cavaleiro.
  • Rédeas: o cavalo se orientará pelos comandos que o cavaleiro irá fazer através das rédeas. São equipamentos confeccionados em couro ou nylon.

 

  • Loro: essas peças de couro sustentam os estribos, pois ficam presos à sela e dão a sustentação necessária.
  • Estribos: eles ficam presos nas laterais das selas e servem de apoio para os pés do cavaleiro, bem como para dar impulso no momento de montar no cavalo.

Escolha equipamentos de cavalgada de qualidade, para que a cavalgada seja um momento prazeroso para você e seu animal. O conforto para é primordial e é por isso que você também deve optar por um traje adequado.

Tem alguma história de cavalgada para nos contar? Deixe nos comentários ;)

 

Post relacionados