Fechamento do ranking da Federação Paranaense de Hipismo

O Hipismo reservou grandes emoções em 2015 para os paranaenses amantes de esportes equestres. O Concurso de Salto Estadual, organizado anualmente pela Sociedade Hípica Paranaense, ganha seus galopes finais no próximo fim de semana, 12 e 13 de dezembro, com a 11ª e última etapa do Ranking da Federação Paranaense de Hipismo. A partir dessa data, conheceremos os melhores cavaleiros e amazonas do estado, aptos a disputarem provas de nível nacional. 

Estiveram em jogo mais de R$450 mil em premiação, cerca de R$28 mil por etapa, para provas disputadas numa infraestrutura de primeira, como a da SHPr, com pistas no padrão europeu, garantindo performances de alto desempenho, tanto dos cavalos, quanto dos cavaleiros. É nesse cenário que acontecerão, portanto, os espetáculos de salto da etapa final que somará pontos para as nove séries principais, além do ranking das escolas e instrutores. 

Confira como será o sistema de pontuação e o ranking parcial: 

Sistema de Disputa 

Os atletas que participam dessa etapa precisam estar devidamente regulamentados por meio da filiação anual junto à FPrH. Com tudo acertado e normas referentes ao animal respeitadas, os conjuntos inscritos estarão, então, aptos a concorrer os prêmios de campeão e vice. 

O sistema de pontuação, nesta etapa final, acrescentará 50% da pontuação clássica para, assim, incentivar a participação de todos os atletas. Ou seja, em uma série com 12 conjuntos, o primeiro lugar vai receber 12 x 1,5 pontos, o segundo 11 x 1,5, o terceiro 10 x 1,5 e assim por diante. Para a classificação geral, então, serão considerados os 8 melhores resultados do conjunto mais o resultado da etapa final. Assim, será possível descartar a pontuação de 2 etapas - alguns atletas não participam de todas as provas e, assim, podem descartá-las. 

Confira o cronograma das provas:

Confira a programação da 11ª Etapa do Ranking da SHPr (Créitos: Amigos do Hipismo)

Confira a programação da 11ª Etapa do Ranking da SHPr (Créditos: Amigos do Hipismo)

Ranking Parcial 

Giovanna Sobania lidera, em mais um ano, a categoria Geral e Senior da série de 1,40m. No geral, sua pontuação está bem à frente de seus concorrentes diretos, com 720 pontos, cerca de 200 na dianteira de Sérgio Abib Filho, com 530, e Maurício de Oliveira Franco, que soma 470 pontos.

 A amazona também é a primeira colocada nas categorias Geral e Senior de 1,30m, e Geral de 1,20m. Sobania tem se mostrado um dos principais talentos e nomes do Paraná em âmbito nacional. As expectativas são que a atleta fature os primeiros lugares nas categorias em que disputa, mesmo tendo páreos difíceis pela frente. 

Não deixe de apreciar esse evento. A Sociedade Hípica Paranaense fica na BR 116, KM 93. 

Se você gostou desse texto, leia também: De peão à cavaleiro.