Para quem é apaixonado por esportes que envolvam cavalos, nada mais prazeroso que assistir alguma competição e admirar aquele cavalo campeão dando show, não é mesmo? No texto de hoje iremos falar sobre inseminação artificial de cavalos desse porte e em como os criadores podem apostar nessa genética.

  

Todos querem um campeão

Para quem sonha em ter um campeão, sabe que o custo é muito alto, mas há alternativas, como a inseminação artificial. A genética equina tem um preço mais acessível, porém não se pode garantir que o cruzamento de um garanhão com uma égua campeã resulte em um campeão, por exemplo. É necessário analisar os ancestrais desses animais, para um resultado mais assertivo para obter cavalos que vão impressionar com sua beleza e porte.

Como funciona?

Segundo matéria do programa Globo Rural em que o respeitado criador de campeões, Zé Márcio Leite foi entrevistado, o procedimento de inseminação funciona assim:

“Duas fêmeas que estavam no cio e que tiveram a ovulação induzida são preparadas simultaneamente. Na doadora se introduz o sêmen do ganharão. Em uma semana o embrião de um cavalinho se forma dentro dela. No oitavo dia, o útero dessa égua é lavado com um líquido especial e todo o conteúdo é drenado. Através de uma filtragem, o embrião fica retido e o cavalinho já em desenvolvimento é introduzido na égua receptora, ” conta.

Ou seja, o sêmen saiu do garanhão, foi fecundado na égua que se queria puxar a genética e depois transplantado para o útero da receptora que irá fazer a gestação do potro. Dessa forma essa carga genética boa é expandida. 

Tecnologia

Com a tecnologia atual é possível transportar o sêmen dos garanhões pelo País todo, pois há equipamentos de armazenagem que possibilitam o transporte do material em viagens longas, sem que ele estrague.

Fica fácil também ver as características da prole de um garanhão com várias éguas e de uma égua com vários garanhões, trabalhando de tal maneira que o equilíbrio hormonal dela possa ser recuperado, tendo um parto normal em determinado período.

Dessa forma outros criadores podem ter animais campeões sem que precisem “comprá-lo”. A inseminação artificial de campeões possibilita uma linhagem pura e de sucesso.