Populares, os rodeios são grandes festas que reúnem milhares de pessoas todos os anos, em várias cidades brasileiras. O estilo de vida country e sertanejo conquistou o Brasil e nessa comemoração, muitos rodeios se destacam. Quem se prepara para fazer parte dessa festa, capricha na vestimenta no melhor estilo country: bota, chapéu e fivela.

São várias atrações durante os dias de festa: concursos de dança, apresentações de grandes nomes da música sertaneja, comidas típicas, exposições de animais, artesanatos regionais e é claro, as tão esperadas competições de montaria em cavalos e touros, provas de baliza e tambores.

Durante as provas de montaria nos touros, os narradores falam rapidamente, narrando tudo que está acontecendo na arena, deixando o público eufórico e na torcida pelo peão. A religião também está muito presente. Os peões rezam e pedem proteção para Nossa Senhora Aparecida, além de que em muitos rodeios acontecem missas.

Com tanta estrutura e extensa programação, os rodeios proporcionam diversão, entretenimento e alguns, claro, se destacam mais que outros:

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Em 2016 o Rodeio de Barretos realizará a sua 61º edição. Uma das maiores festas do peão da América Latina, tem reconhecimento internacional e reúne grandes atrações durante os 11 dias de festa.

Além dos shows, o destaque também vai para as apresentações de Sela Americana, Bareback, Cutiano, Team Penning e montaria em touro. Em 2016 quem for ao rodeio também poderá conferir ações filantrópicas, apresentações culturais, concursos gastronômicos e muito mais. Um evento que move milhões de reais reúne grandes patrocinadores, tais como: SKY, New Holland, Guaraná Antarctica, Brahma, entre outros.

Na edição de 2016 o público poderá contar com show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, que serão os embaixadores e homenageados da festa. No ano anterior, ninguém menos que o ídolo country Garth Brooks pisou no palco e cantou, juntamente com Chitãozinho & Xororó e Fernando & Sorocaba. Então acreditamos que em 2016, muitas novidades ainda serão confirmadas para surpreender o público.

Esse ano o rodeio acontecerá de 18 a 28 de agosto e até 28 de fevereiro os barretenses poderão adquirir os ingressos para os 11 dias de evento. O primeiro lote custa R$ 320,00.

Rodeio de Americana

Em 1987 aconteceu a 1ª edição do Rodeio de Americana que iniciou com um público de 25 mil pessoas, muito diferente das edições atuais, que atraem mais de 400 mil pessoas. É através de muito investimento e preparação que a festa se destaca pelas inovações tecnológicas, grandes shows e apresentações com animais, que resultam em diversos prêmios.

O concurso de Rainha da Festa do Peão de Boiadeiro também movimenta o público e elege lindas mulheres para Rainha, primeira e segunda Princesa. A festa que é reconhecida pela comunidade country foi eleita diversas vezes como A Maior e Melhor Festa do Peão do Brasil, além de ter outros títulos: Melhor Rodeio de Público e Melhor Comissão Organizadora.

Os competidores podem participar das provas de montaria em touro, laço em dupla e 3 tambores. Também é possível cadastrar sua comitiva e interagir com outras comitivas participantes. O rodeio acontece em Americana/SP, no Parque de Eventos CCA, localizado na Rodovia Anhanguera, km 121. 

Festa do Peão Limeira

Um dos maiores rodeios do Brasil, também acontece em São Paulo, no Espaço Rodeio. Esse parque foi desenvolvido especialmente para garantir o conforto do público em um ambiente moderno e bem localizado, com mais de 300.000 m². Com arquibancadas cobertas para 10 mil pessoas, possui estacionamento para mais de 7.000 carros.

Em mais de uma semana de festa, o rodeio traz grandes nomes da música sertaneja em todas as suas edições. Em 2015 os shows ficaram por conta de Rio Negro e Solimões, Marcos e Belutti, Munhoz e Mariano, Henrique e Juliano, entre outros. As provas cronometradas são as atrações mais esperadas dessa festa, incluindo a prova Team Penning, Três tambores e Ranch Sorting, que premiam seus vencedores com grandes quantias em dinheiro.

Com grandes patrocinadores como Brahma, Germânica e Odebrecht, Limeira vive dias de muita diversão no melhor estilo country, com comidas típicas, atrações musicais, concurso de Rainha do Rodeio e provas cronometradas. Fique atento para a data da edição de 2016, acreditamos que assim como no ano passado, a festa irá surpreender o público.

Você já foi em algum desses grandes rodeios? Conte sua experiência para nós aqui nos comentários ;)

Leia também:

Qual a diferença entre tereré e chimarrão?   Dicas para cuidar da crina de cavalos   Saiba mais sobre provas de tambor e baliza