Pele do cavalo pode ser mais sensível do que a humana

Parece que sempre houve, entre os envolvidos com cuidados aos cavalos, um senso comum de que a pele deste animal é mais grossa e menos sensível do que a humana. Entretanto, uma pesquisa financiada pelo Projeto Catalyst e organizada pela cientista australiana Dra. Lydia Tong, foi atrás de uma resposta para a pergunta: Existe alguma razão anatômica para acreditar que os cavalos sentem menos dor?

Em seu Twitter, a Dra. Tong anunciou o seu estudo sobre essa questão:

Por muito tempo, o uso do chicote na condução e no treinamento do animal foi justificado pela existência de uma pele mais dura e menos sensível à dor. Mas Tong fez descobertas que colocam esse argumento em xeque. A pele dos cavalos realmente é mais grossa do que a humana, porém, em apenas 1 milímetro de diferença.

Comparativo entre pele do cavalo e a humana

Mais além, Dra. Tong explica que a epiderme, região da pele onde ficam alocadas as terminações nervosas responsáveis pela sensação de dor, é mais fina do que a humana e, consequentemente, mais sensível no ato da dor. Dessa forma, o estudo vem para provar que o cavalo não conta com o suposto “amortecimento” da dor que outros animais de grande porte aparentam ter.

Como que a pele do cavalo pode ser mais sensível?

Para provar tal tese sobre a pele dos cavalos, a veterinária fez estudos comparativos, em primeira instância, com a espessura da epiderme do cavalo e a dos humanos. Mas ela não parou por aí, ela chegou ao ponto que faltava para esses estudos: voltou a atenção para as fibras sensoriais.

No primeiro passo, Dra. Tong pegou uma amostra da pele do cavalo relativo a região do flanco do animal. Outra amostra foi retirada da pele de um humano de região equivalente. Em exame microscópico, ela analisou a estrutura da pele e a localização exata do agrupamento de tecido nervoso. Essa tentativa nunca havia sido feita anteriormente e, por isso, a resposta para duas perguntas continuava um mistério:

  • 1) Qual é a diferença na espessura entre a pele do cavalo e a humana?
  • 2) Quantos nervos o cavalo tem a mais, em comparação com um ser humano?

 

Com a análise minuciosa, alguns dados foram coletados:

  • a) A pele do cavalo é apenas 1 milímetro mais grossa do que a humana.
  • b) A epiderme - parte superior da pele - do homem é maior do que a do cavalo. O que quer dizer que há mais celular entre as terminações nervosas e a superfície.
  • c) Uma técnica especial chamada “immunohistochemistry”, em inglês, ajudou a manchar de vermelho as terminações nervosas de ambos os tecidos. Como representado na figura, os cavalos contam com um número maior do que seres humanos. Tais terminações são relacionadas às fibras sensitivas, que também provocam a sensação de dor.

 

Portanto, para provar sua tese, a cientista ainda precisa repetir o experimento em outras diversas amostras, de outras raças também. “De certa forma, é possível afirmar que quando se trata de sentir dor, a pele do cavalo é mais sensível que a do humano”, finaliza Dra. Tong.

Uso de chicotes em cavalos

E qual equipamento você usa para guiar o seu cavalo? Você usa chicote? Conte para a gente nos comentários.